Páginas

Desenvolvimento infantil

Poder acompanhar o desenvolvimento de um filho, "full time", é algo indescritível.
Sou marinheira de primeira viagem então, desde a gravidez, tenho procurado me instruir sobre educação, saúde, e outros assuntos importantes para o bom desenvolvimento da criança.
Nos primeiros meses fiquei muito preocupada, pois Sophia mamava de 1 em 1 hora, e chorava muito à noite. Minha irmã então me emprestou o livro a "A encantadora de bebês". Apesar de achar que alguns conselhos eram pouco práticos, e irreais, outros se mostraram bem úteis. Descobri, por exemplo, que Sophia fazia a "pega" do peito na mamada errado, e por isso, chorava tanto de noite, e mamava em intervalos tão curtos. Busquei então as "Amigas do Peito" e aprendi na prática como oferecer corretamente o peito.
Mais tarde, lá pelos 10 meses, comecei a perceber que Sophia choramingava à noite por dengo, querendo atenção. Lendo "Super Babá", da Jo Frost, aprendi que poderia deixar ela chorar em pequenos intervalos, espaçadamente, até que ela conseguisse dormir sozinha. Foi muito bem vindo este aprendizado, tanto eu quanto meu marido ficamos muito felizes com a descoberta e o retorno das noites de sono. :)
Depois de Sophia completar 1 ano fiquei aflita com a agitação e ousadia dela. Sempre mexendo em tudo, querendo correr sem saber ainda andar direito, subindo nos móveis, escalando as cadeiras, uma loucura! Comecei a acompanhar as matérias escritas pelos profissionais do site da revista "Crescer" , da "Pampers", e do "Clic Filhos". Minha mãe também me deu dois ótimos livros "Limites sem traumas" e "Sem padecer no paraíso", ambos da Tania Zagury. Por estas fontes descobri que Sophia era uma criança normal, e que vem passando por todas as fases que qualquer criança passa.
O único problema até então são as crises de alergia respiratória, herdadas do pai. Venho tratando com homeopatia e alopatia, mas até agora não conseguimos controlar. Segundo os médicos quanto antes a criança apresenta estas crises melhor, pois mais cedo ela é controlada. Vamos torcer para que estejam certos.
Mas, mesmo com o nariz entupido e tossindo muito, Sophia continua super ativa, graças a Deus.
E muitos são os momentos que temos registrado de alegria e peripécias.
Nos últimos meses ela anda adorando cantar e dançar e neste final de semana, com o incentivo do "Tio Junio" a diversão foi grande. Pulou, cantou, dançou, fez "perfomance", muito linda!
Não é corujice, não! Sophia está cada dia mais esperta, bonita, e muito, muito sapeca!
Vou deixar vocês comprovarem. Vejam parte do vídeo que gravamos dela com o tio:


2 comentários:

Ana Carolina Peixoto disse...

Linda de morrer!

Unknown disse...

Que barato é a Sophia!
Muito linda e realmente Sapeca.
Parabéns pra vcs.